A princípio, um grupo de técnicos, funcionários da Copel- Companhia Paranaense de Energia, realizava pequenas reuniões dentro da própria empresa, com o objetivo de buscar alternativas para representar e melhorar as condições de trabalho bem como a valorização dos Profissionais Técnicos e a intermediação de assuntos profissionais dos associados junto ao seu atual Conselho de Classe o CONFEA/CREA-PR. Na ocasião, dezenas de técnicos de várias superintendências assinaram o livro ata que originou a criação da ASTEPAR-Associação dos Técnicos do Paraná, com abrangência Estadual, no dia 28 de janeiro de 2004 nas dependências da Prefeitura do Município de Apucarana-PR.
Lei nº 13.639/2018 - Cria o conselho Federal e Regionais dos Técnicos Industriais.
Download: https://www.cft.org.br/wp-content/uploads/2018/07/LEI-N-13639-Conselhos-dosTeecnicos.pdf
Valorizar o associado, respeitando as leis sem infringir a ética profissional contribuindo para o aprimoramento técnico e hegemonização das profissões.
Possuir uma sede própria com estrutura adequada para atendimento de seus sócios e a sociedade.
Promover a união entre os Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos e a classe técnica em prol de um resultado comum, a sociedade Paranaense.
Foco em resultados, valorização e comprometimento das pessoas, ética e tran?sparência, inovação e empreendedorismo.
ASTEPAR trabalha sob o conceito de Inovação sustentável, ou seja, o desenvolvimento contínuo de serviços e processos cada vez mais eficientes, de forma responsável, sempre considerando os fatores sociais, ambientais e econômicos.